Processos de criação

Iluminação:

Iluminação do espetáculo "A Farsa do Poder"


I ATO:

As luzes utilizadas serão:
- Foco Central;
- Foco frontal vermelho da esquerda, centro e direita.

A intenção deste tipo de iluminação é criar um ambiente propício a visualização do rosto dos personagens, além de criar um ambiente semelhante a um cabaré (luzes vermelhas). Além disso, no momento em que o personagem Ferreirinha for recitar o seu poema, apagar-se-á todas as luzes e ligar-se-á apenas um foco traseiro do lado esquerdo para isolá-lo.
No mais, em todo o momento no qual a cena ocorra no cabaré, será utilizado o padrão de iluminação inicialmente citado.


No momento da primeira aparição do delegado, as luzes “Cont AZ” (azul) e “Cont AB” (vermelha) se acenderão alternadamente, criando uma harmonia com o som de sirene que será reproduzido, afim de criar a idéia de uma viatura chegando ao local (praça).


Na praça, onde estarão localizados Das Dores e o Delegado, utilizar-se-á a luz Geral NC.


Equipamentos utilizados na iluminação cênica


Plano Convexo
Também conhecido como PC, é o mais comum nos teatros. Possui grande versatilidade (gerais, banhos, soft-light, backlights, etc) devido a sua lente plano-convexa capaz de fazer os raios luminosos incidirem uma focalização em um determinado campo com fonte luminosa bem definida. Adiciona-se um “silk” (filtros difusores) para criação do soft-light. Vale salientar que se as estrias são verticais, a luz é difundida na horizontal e se elas são horizontais, a luz se difunde na vertical.

Fresnel
Possui o mesmo chassi do PC, também com bandós para recortar a luz, porém sua lente é plana e possui círculos concêntricos, os círculos eliquodais, ou seja, difunde as luzes gerais pelas laterais. É, também, um equipamento essencial nos teatros e bastante útil na construção de gerais, walls, contra-luzes e banhos.

PAR
Seu foco é definido, ovalado e muito brilhante. São apenas de exigência particular. Não abre nem fecha foco, o seu segredo está nas suas 4 lentes que emitem diferentes focos. Quanto maior o diâmetro de alcanço, menor será a qualidade de definição.

Elipsoidal
Também chamado de Lico, é um equipamento de foco bem definido que proporciona uma luz dura. Utilizado, geralmente, em recortes de imagens de fundo em estúdios e/ou para efeitos em teatros. A luz é desenhada antes das lentes através dos gobos metálicos, as facas e a íris. A lâmpada do elipsoidal é dicróica, ou seja, seu espelhamento é multifacetado.

Scoop
Também conhecido como panelão, é muito utilizado na fotografia e na produção de iluminação soft. Utilizada para preenchimento devido a sua luz de grande abrangência (difunde em quase 180º).

Follow Spot
Em português, Canhão Seguidor, é utilizado para dar foco definidos em atores ou cenários. Sua lâmpada é de disparo, o que significa que já deve estar ligada antes de abrir-se a íris para abrir o foco. Possui um sistema de troca e mistura de cores. Comumente é auxiliado por um tripé de apoio.

Matheus Wanderley - Iluminador



Cenário:


Materiais usados no cenário do espetáculo


I ATO:

- Mesa (1)
- Balcão (1)
- Cadeiras (2)
- Banco grande (1)
- Árvore (1)
Para fazer o cenário do primeiro ato busquei pegar o menor número possível de objetos para facilitar na troca do cenário de um ato para o outro; inicialmente usaremos uma mesa, duas cadeiras e uma balcão, além de objetos complementares como garrafas e vassoura, com a intenção de provocar a sensação de um ambiente de um cabaré.


Na segunda parte do primeiro ato, acontece uma cena na qual estão Das Dores e o Delegado em uma praça conversando; nessa parte será usado apenas uma banco grande e uma árvore para simbolizar que os 2 estão em um lugar público, que no caso é a praça da cidade.


II ATO:

- Birô (3)
- Cadeiras (3)

O segundo ato da peça se passa na prefeitura de Serra Dorada, e para constituir o cenário da prefeitura optei por usar o 3 Birôs que irão representar as mesas do Prefeito, de Honorato e do Tabelião (os assistentes do prefeito) e suas respectivas cadeiras.



Matheus Florêncio - Cenógrafo


Sonoplastia:


A ideia é utilizar musicas que remetem ao local onde a cena se passa, numa tentativa de passar a sensação de que realmente estão naquele lugar reforçando assim a ideia passada pelo cenário  Utilizar uma sonoridade constante no primeiro ato e outra no segundo, usando em cada ato uma sonoridade que lembre o local da cena.

No caso um filme que me inspira na produção da sonografia desta peca e o filme "Loucuras em um lava-jato" por que esse filme utiliza de musicas q remetem ao estilo de vida dos personagens lembrando sempre o espectador do local e dos personagens que estão na historia, facilitando assim o entendimento da mesma.




Quanto ao programa eu aconselho a utilização do audacity, porque tem uma interface gráfica de fácil entendimento e que facilita o acesso as suas ferramentas. Na falta de disponibilidade da utilização do audacity (meu caso) tenho tido bastante dificuldade para conseguir um outro editor de musica de qualidade ou que pelo menos ajude mais do que atrapalha na edição das musicas. As duas maiores dificuldades nesse trabalho e conseguir o material necessário para a realização do trabalho e conseguir a compreensão da professora quando eu me encontro em um "beco-sem-saída".



Rhuan Viana - Sonoplasta